Você precisa ter hobby

O brincar na vida adulta

CRESCIMENTO PESSOALDICAS

5/1/20254 min read

Hobby - Você precisa!

Vamos iniciar o assunto com o significado: “O que é um hobby: Hobby é uma palavra inglesa frequentemente usada na língua portuguesa e significa passatempo, ou seja, uma atividade que é praticada por prazer nos "tempos livres". Um hobby não é uma ocupação a tempo inteiro, e tem como objetivo o relaxamento do praticante. O plural de hobby é hobbies, e por isso existe alguma confusão na escrita da palavra no singular, que é hobby e não hobbie” https://www.significados.com.br/hobby/

Já parou para pensar a importância de ter hobby na vida adulta? Alguns responderá que sim e até tem, já outros diriam: tenho mil responsabilidades, não tenho tempo para isso, trabalho muito, não sou mais criança, não tenho dinheiro pra isso...e dariam muitas desculpas para se convencer que estão certos nos “porquês” de não terem pelo menos um hobby.

Uma das maneiras que aprendemos desde a infância é com o brincar, e conforme vamos crescendo em idade, vamos perdendo esse super poder, esquecemos o quanto somos seres necessitados de brincadeiras, de novas experiências. Quando um adulto inicia um hobby ele está acolhendo a criança que estava escondida atras da sua vida corrida de adulto. E hoje, com a geração dopamina, viciada em dopaminas poucas e rápidas, rolando telas infinitas vezes, o hobby (brincar adulto) ficou mais escasso e menos valorizado.

Quer ver uma coisa muito comum entre nós adultos?!

Quando alguém se apresenta , fala: – Oi, meu nome Fulano, sou dentista ou faço faculdade de odontologia (exemplo) - geralmente a pessoa fala do ofício dela, da profissão, como se isso fosse tudo que a definisse. E pior que muitas vezes é isso mesmo, a pessoa se resume a trabalho.

E uma pessoa que se resume a trabalho, é um adulto ansioso, estressado, desatento, tem dificuldade de concentração, pode apresentar problemas de saúde física e mental, e se ainda não apresenta, muito provavelmente, vai apresentar. Outro problema que podemos observar nesse caso é quando a pessoa desconta a vida cansativa em vícios, usa aquilo para esquecer a vida difícil que leva.

Existe uma frase famosa de Confúcio que diz: “Trabalhe com que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Podemos interpretá-la como sendo uma orientação ao escolhermos uma profissão, escolher algo que temos afinidade e não transformar hobby em profissão, pois a partir do momento que você faz isso, a obrigatoriedade do trabalho já retira a essência do “brinca” despretensiosamente, sem rotina, sem cobranças. Já ouvi pessoas parafraseando essa frase: “trabalhe com que você ama e passará a odiar”. Pesado, né?!

O hobby é para descansar a mente, é para sair do ofício, da correria da vida adulta. É lugar de descarregar emoções- como é feito durante uma pintura - por exemplo. É lugar de aumentar o ânimo e autoestima, aumentar os hormônios que proporciona bem estar como: serotonina, dopamina e até mesmo a adrenalina- quando estamos na expectativa do resultado de montar lego, por exemplo. Reduz o estresse e ansiedade, aumenta a concentração e foco, promove relaxamento e socialização. Aumenta a sensação de realização e até de propósito de vida.

Muito se fala que ele se encaixa no tempo livre, mas sabemos que se não colocamos esse tempo na agenda, não teremos tempo livre. Infelizmente é normal darmos prioridades a muitas outras coisas ou pessoas, mas não a nós mesmo. Colocar um hobbie na sua vida é ter autocuidado, é cuidar da sua saúde física e mental. E mais, isso gera consequências benéficas no trabalho, pois fica mais atento, criativo, focado; nas relações familiares pois vai estar mais calmo, menos estressado, controlando melhor as emoções, só tem a ganhar.

São tantos benefícios, mas que muitas vezes esquecemos ele na infância e estou aqui para lembra-los disso: Precisamos retomar o brincar na vida adulta sim! E com Urgência.

Veja a lista de possibilidade de hobbies que você pode experimentar:

1. Praticar Esporte - futebol, tênis...

2. Pintar – Em telas, tecidos, objetos personalizados, bobbie goods...

3. Desenhar – artes gráficas, a lápis...

4. Bordar ou Costurar: panos de prato, toalhas, roupas...

5. Crochetar – tapetes, roupas, sousplat...

6. Pesquisar carros antigos

7. Pesquisar música

8. Tocar instrumento

9. Escrever – histórias fictícias, diário...

10. Jogar vídeo game, sozinho ou com amigos

11. Jogar jogos de tabuleiro em grupo de amigos

12. Fazer teatro ou dança

13. Participar de ações sociais

14. Cozinhar

15. Surfar

16. Nadar

17. Pescar

18. Pedalar

19. Andar de skate

20. Plantar

21. Ler

22. Produzir vídeos

23. Fazer parte de clube de livros

24. Fotografar

25. Cantar

São muitas possibilidades para experimentar e ver quais te agradam mais. Finalizamos com essa frase do poeta e filósofo alemão Friedrich Schiller: "O homem só é inteiro quando brinca, e é somente quando brinca que ele existe na completa acepção da palavra homem".

Deus abençoe, hoje e sempre.